728 x 90



VALLOUREC SINDICATO COBRA MEDIDAS CONTRA O COVID-19

VALLOUREC SINDICATO COBRA MEDIDAS CONTRA O COVID-19

Companheiros,
Infelizmente, a empesa Vallourec radicalizou em um momento onde deveria imperar o bom senso e a preocupação com a vida de seus trabalhadores.
Pensamos que a medida tomada pela a empresa, neste momento, visa tão somente “matar ou expor à morte” seus trabalhadores.
A empresa quer adotar uma tabela de turno de 12h de trabalho, ou seja, o trabalhador irá trabalhar 12 horas por dia, durante 6 dias, para conseguir 1 folga. Ora, há que se respeitar as disposições da Constituição Federal de 1988, ainda vigente no país, da qual se extraem as disciplinas dos incisos XIII e XIV do artigo 7º, no sentido de “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho” e “jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva”. Esses são os direitos constitucionais dos trabalhadores urbanos e rurais.
Para o nosso Sindicato, essa medida é fora da lei e criminosa.
Sabemos que não tem como as empresas de grande porte, como as siderúrgicas e metalúrgicas de nossa região, simplesmente deixarem de produzir, porém, podem-se minimizar os transtornos e preocupações em nossos trabalhadores, adotando medidas sensatas e responsáveis.
O nosso Sindicato está tomando providencias e procuramos a lei para que os trabalhadores não sejam ainda mais prejudicados.
Caso a empresa não tome as medidas cabíveis, e com bom senso, o nosso Sindicato irá adotar medidas de mobilização dos trabalhadores visando, até mesmo, paralisar a empresa.