Ministério Público do Trabalho cobra do Sindicato

O Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco foi notificado no último dia 29, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), através da comunicação nº 56567.2017, refentente ao Inquérito Civil nº 003861-2016.03.000/2, para verificar uma denúncia de trabalhadores que prestam serviços para a Gerdau, Usina Ouro Branco.
O nosso Sindicato, apesar de não ter relação com o caso, verificou e constatou que as denúncias eram procedentes, e já encaminhou resposta ao MPT. Foram apuradas as seguintes irregularidades: Empresa faz com que motoristas de empresas transportadoras esperem para descarregar seus caminhões de 2 a 12 horas, sem que os mesmos possam descer dos seus veículos pra comer e/ou ir ao banheiro, ferindo, assim, os princípios de direitos humanos dos cidadãos. Caso saiam dos seus veículos, são cortados do serviço, conforme tabela de punição existente.
Muitas vezes, já cansados da jornada de trabalho, chegam para descarregar e, ainda, têm que amargar uma fila de 12 horas de espera, sem receber nada por isso.
Constatamos que, no pátio próximo ao Corpo de Bombeiros, o que esta ocorrendo é que os motoristas estão sendo submetidos a condições desumanas no exercício de suas atividades, em locais onde não existe a menor condição de permanência por falta de estrutura mínima como instalações sanitárias, bebedouros e até mesmo uma lanchonete para tomar um simples café. São proibidos de utilizar seus fogareiros para fazer um café e até mesmo aquecer suas marmitas, já que são obrigados a trazer de casa para não “morrer de fome”.
Infelizmente, isso está ocorrendo no pátio Norte da Gerdau Ouro Branco, e, também, na VSB, em Jeceaba, onde, segundo trabalhadores do local relataram que houve caso de um motorista ter desmaiado de fome, sendo necessário utilizar-se do serviço médico da VSB.
Como se não bastasse, no pátio das transportadoras da Gerdau Ouro Branco existem banheiros imundos e o ambiente é todo coberto por uma nuvem de poeira, proveniente do deslocamento dos caminhões. Vimos muitos trabalhadores do transporte e de outros movimentos internos no meio daquele ambiente caótico.
Isso acontece na área interna da Gerdau Ouro Branco e portão Norte. O mesmo acontece na VSB.