ATÉ QUANDO ISSO VAI ACONTECER?

Foi com pesar que fomos informados, oficialmente, pela Diretoria da Gerdau Ouro Branco, de mais uma morte, desta vez, do trabalhador Sandro Barbosa Gomes, da empresa Oil Trend, vítima do acidente ocorrido na Coqueria 2 da Gerdau Ouro Branco, no dia 15 de agosto.
Mais informações a respeito deste trabalhador foram encaminhadas,como, também, do companheiro Alexsander Lima Rogrigues, trabalhador da mesma empresa , empresa esta “QUARTEIRIZADA”.
Temos informações do Ministério Público do Trabalho de que estes trabalhadores não possuem registro na Gerdau Ouro Branco.
Até o presente momento, um fato gravíssimo esta acontecendo: não recebemos as CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho)correspondentes, ou seja, não temos informações com o formalismo necessário sobre esses companheiros, pois, os mesmos “não existem” na empresa. O empregador é devedor da saúde do trabalhador, devendo emitir a CAT, embora saibamos que a maioria dos acidentes não são devidamente comunicados, quer pelas conhecidas e repudiadas práticas das subnotificações acidentárias, quer pela falta de registro dos empregados em CTPS, quer até mesmo pelo desconhecimento dos próprios acidentados, que deixam de exigir a emissão da comunicação, por receio no geral de se tornarem excluídos do mercado formal de trabalho.
No decorrer do dia 15, indo até sexta-feira, dia 1º de setembro, a nossa Diretoria vem tomando todas as providências possíveis, primeiramente, estancar esses acidentes.
O nosso Sindicato tem acompanhado e dado toda a assistência necessária aos familiares das vítimas.
Nossa Diretoria esteve reunida na semana passada com a segurança do trabalho da Gerdau, em visita no local do acidente, cobrando dos representantes da empresa sobre denúncias de trabalhadores, constatadas pela nossa Diretoria de Base, notadamente quanto à falta de técnicos de segurança do trabalhado para acompanhar trabalhos críticos e de alta complexidade, que, hoje, lamentavelmente,é a atividade que está sendo delegada diretamente aos próprios trabalhadores, embora não tendo, esses trabalhadores, nenhum conhecimento técnico, necessário para acompanhar os trabalhos.
Companheiros, hoje, às 17h, o Sindicato estará na Câmara Municipal de Ouro Branco, em uma audiência pública, para tratarmos dos acidentes ocorridos na área da Gerdau Ouro Branco.
Exerça sua cidadania, Participe!
Essa não é uma luta somente do Sindicato, mas sim, de toda a comunidade e autoridades competentes, pois, somente juntos mostraremos força e conseguiremos de forma legal estancar esses acidentes na área da empresa.