Receita libera calendário de restituição do Imposto de Renda 2022

Confira o cronograma de restituição do Imposto de Renda e como receber caso perder o prazo

A declaração do Imposto de Renda poderá ser entregue este ano até o próximo dia 31 de maio. Contudo, enquanto o prazo para entrega da obrigação segue a todo vapor, o calendário de restituição para quem tem direito já está liberado.

Calendário de restituição do Imposto de Renda

O cronograma de restituição do Imposto de Renda é definido conforme ordem de entrega de envio da declaração. Assim, quanto antes o contribuinte entregar, a tendência é que o mesmo receba nos primeiros lotes.

É importante pontuar que no primeiro lote de restituição, o mesmo atende aos idosos com idade a partir dos 60 anos, pessoas com deficiência, professores e também aos demais grupos.

Confira o cronograma de restituição do Imposto de Renda de 2022:

Lote de restituição Data da liberação

1º lote 31 de maio

2º lote 30 de junho

3º lote 29 de julho

4º lote 31 de agosto

4º lote 30 de setembro

Como consultar o lote do Imposto de Renda?

As consultas referentes a restituição do Imposto de Renda podem ser feitas:

Pelo site da Receita Federal bastando preencher o CPF, data de nascimento;

Pelo aplicativo de celular Meu Imposto de Renda disponível nas plataformas Android e iOS.

Caso a restituição não caia na conta que foi indicada na declaração, os valores estarão para resgate no Banco do Brasil por um prazo de 1 ano.

O contribuinte então poderá reagendar o crédito dos valores da seguinte forma:

Pelo site do Banco do Brasil.

Pela Central de Relacionamento do Banco do Brasil através dos telefones:

4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)

Caso o contribuinte não solicite o resgate da restituição no Imposto de Renda no prazo de um ano, o mesmo deverá solicitar pelo Portal e-CAC, disponível pelo site da Receita Federal.

Fonte: jornalcontabil.com.br