ESTATÍSTICAS DE ACIDENTE DO TRABALHO

Acidentes do trabalho são aqueles que “ocorrem pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.
Diante do conceito acima, e das estatísticas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgadas em 2017 e embasadas nos dados de 2015, ocorrem no mundo, cerca de 2,3 milhões de acidentes fatais por ano, o que equivalente a 6,3 mil mortes por dia.
Ao analisar o número de mortes por acidente de trabalho, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial, com 2.502 mortes por ano, ficando atrás apenas dos Estados
Unidos com 4.818, da Tailândia com 5.270 e da China com 68.061 mortes por ano.
Os trabalhadores de nossa região estão preocupados com o grande número de acidentes que vêm acontecendo, em especial, no setor siderúrgico.
Depois que aconteceu o acidente no gasômetro da Usiminas, em Ipatinga, os trabalhadores que já vinham assustados com esses acidentes, inclusive fatais, têm procurado o nosso Sindicato para que solicitemos das empresas uma maior seriedade nas manutenções e inspeções dos equipamentos, que estão abandonados há anos.
Solicitaram, também, cursos de reciclagem nas devidas áreas de riscos para os operadores e pessoal de manutenção. E, o principal, um treinamento sério de evacuação em caso de acidentes, pois, como vimos nos vídeos do acidente da Usiminas, os trabalhadores ficaram totalmente sem ação, justamente por falta de treinamento.
O nosso Sindicato, tão logo recebeu o pedido desses trabalhadores, entrou em contato com o RH das empresas solicitando que seja implementado esse tipo de treinamento nas áreas de alta complexidade e riscos iminentes dessas empresas.