Sindicato dos Metalúrgicos realiza inspeção na Gerdau Usina Ouro Branco

O Sindicato continua a cumprir o cronograma de Inspeção - da NR13 Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações, Inspeção da NR12 Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos Inspeção, da NR10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade -, na Gerdau Ouro Branco. No dia 10 de maio, a inspeção foi realizada na Laminação de Tiras a Quente (LTQ). O nosso objetivo foi realizar visita de Inspeção das NR´s 13, 12 e 10.
NR13 Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações: Foram feitas inspeções por amostragem em dois equipamentos acumuladores de pressão.
-Acumulador de pressão da unidade de bombeamento APSH-DD-G (pasta 007), local: porão do sistema hidráulico DD.
-Acumulador de pressão da unidade de bombeamento APSH-EE-E (pasta 027), local: porão do sistema hidráulico EE.
Nesta inspeção, foi verificado e constatado que os equipamentos atendem às exigências da NR13.
Foi realizada inspeção nos locais onde os acumuladores estão instalados, e não foram encontrados desvios.
NR12 Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos. De forma amostral, verificado: arranjo físico e instalações, instalações e dispositivos elétricos, dispositivos de partida, acionamentos e paradas, sistemas de segurança das máquinas e equipamentos, proteções de partes móveis e rotativas, existência de dispositivos de parada de emergência e meios de acesso. Foram verificadas as cercas que impedem que os colaboradores acessem a linha de produção, enquanto a mesma estiver operando.
NR10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade: Foi verificado, de forma amostral, o atendimento à NR10, onde foram apresentados o controle de acesso às salas elétricas, onde somente pessoas treinadas, credenciadas e autorizadas podem acessar as mesmas.
Também foram apresentadas as placas de sinalização das áreas. E, também, foi apresentado a gestão dos treinamentos de reciclagem para os colaboradores que executam serviços em eletricidade.
Fechamento da visita no LTQ: Foi solicitado, pela equipe de representantes do Sindicato, uma adequação no acesso aos acumuladores de pressão do porão, para diminuir o risco de tropeços dos colaboradores, principalmente quando os mesmos tiverem que realizar alguma atividade neste local.
Foi solicitada melhoria na escada de acesso ao porão, onde existe uma parte do concreto em que o colaborador pode vir a colidir contra.
Foi constatada uma luminária de emergência com a tomada desligada no porão. Foi solicitado que se fizesse inspeção nos porões e verificar se existem mais luminárias de emergência desligadas.