728 x 90



Nova Medida do INSS Dispensa ESSES Aposentados da Perícia

Nova Medida do INSS Dispensa ESSES Aposentados da Perícia

No último dia 20 de novembro, uma nova medida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) surpreendeu os trabalhadores. A portaria 1.630, publicada no Diário Oficial da União, dispensa a necessidade de análise pericial para a concessão de aposentadoria especial aos profissionais que trabalham expostos a ruído. A decisão tem como objetivo acelerar o processo de concessão desse tipo de aposentadoria e conciliar melhor a demanda de exames da perícia médica federal.

Este tipo de aposentadoria é concedido ao cidadão que trabalha exposto a agentes prejudiciais à saúde, de forma permanente, não ocasional nem intermitente. A atualização vale somente para estes casos específicos, onde o nível de exposição está acima dos limites estabelecidos em legislação própria.

Como a medida do INSS afeta os brasileiros?

A medida certamente traz alguns benefícios, como reduzir a fila de espera para análise da aposentadoria. A análise, antes exigida pericialmente, será agora realizada de forma administrativa. Isso possibilita que os peritos realizem uma maior quantidade de exames e otimiza o processo.

Entretanto, a atualização também tem suscitado algumas preocupações. João Adolfo de Souza, da João Financeira, destaca a complexidade da análise dos casos, que exige conhecimentos avançados e pode levar ao aumento do número de pedidos negados se forem atendidos por funcionários administrativos.

Quantos aposentados e pensionistas recebem do INSS?

Enquanto a nova portaria do INSS visa acelerar o processo de reforma e reduzir o atraso, também se levanta a preocupação sobre o potencial aumento da recusa de pedidos válidos devido à complexidade dos casos. Tudo isso, segundo Souza, poderia resultar em negações injustificadas e pressão adicional para o judiciário.

Ainda em novembro de 2023, o número de brasileiros beneficiados com aposentadorias, pensões e demais auxílios chegou a 39.036.865. Destes, 5.657.745 são benefícios assistenciais e 33.379.120 previdenciários. Com a nova medida, espera-se que a fila de trabalhadores aguardando análise diminua, gerando melhor fluxo e produtividade para o INSS.

Para mais informações sobre a nova portaria e o impacto no processo de aposentadoria, você pode acessar: https://joaofinanceira.com.br/blog-da-joao-financeira-como-acelerar-seu-processo-de-aposentadoria-por-invalidez/

Fonte: