Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco denuncia negligência da Gerdau Ouro Branco, em audiência pública

Na segunda-feira, dia 04, na Câmara Municipal de Ouro Branco, com o tema que não poderia ter sido mais apropriado, a saber, "Segurança do Trabalho na Atualidade", foi realizada audiência pública, oportunidade em que foi discutida a morte de mais vítima do trágico acidente ocorrido na Usina Gerdau em Ouro Branco, no dia 15 de agosto, que mobilizou lideranças do movimento sindical, lideranças políticas, munícipes e trabalhadores.

Contamos com a presença do Senhor Cosme Jesus da Cunha, falando em nome do presidente da Força Minas, Vandeir Messias. O Secretário dos Aposentados da Força Minas, lembrou que o movimento sindical há muito denuncia a falta de segurança no trabalho e condenou que o lucro esteja na frente da vida e da integridade das famílias.

O Senhor Ernane Dias, Presidente da Femetal Minas, declarou o pesar pelos acontecimentos que vitimaram mais três metalúrgicos. Ele acusou o capitalismo de suprimir a segurança no trabalho e indagou: “onde estão os técnicos e engenheiros de trabalho?” Indo além, perguntou: “onde está a Superintendência Regional do Trabalho e o Ministério Público?”

Sabemos que, infelizmente, não faltaram alertas para a direção da Gerdau sobre os perigos que rondam o setor, mas, lamentamos que, em nome do lucro exorbitante, a segurança dos trabalhadores está sendo deixada de lado.

Em uma de nossas edições do informativo “O Tarugo”, cobramos da empresa o porquê de não possuir um setor de assistência social voltado para as necessidades dos empregados. Também questionamos a Gerdau Ouro Branco quanto a não contratação de técnicos de segurança no trabalho, se atendo a somente treinar trabalhadores para o desempenho da função.

Com isso, chegamos a conclusão de que as centrais sindicais, os movimentos sociais e o poder público precisam se unir em prol dos trabalhadores e suas famílias e dialogar com as empresas como forma de garantir a qualidade no ambiente de trabalho, já que, no dia 10, tivemos a notícia da quarta morte decorrente deste brutal acidente.