Sindicato se reúne com membros da CIPA e Comissão de Investigação de Acidentes da Gerdau Ouro Branco

O Sindicato se reuniu, no último dia 30, com a Comissão de Investigação de Acidentes da Gerdau e representantes da CIPA para discussão sobre o andamento das investigações do acidente que vitimou o companheiro Donizete, e que o levou a óbito.
Convergimos em muitos pontos, o principal deles foi a revisão de padrões operacionais, alterando a execução de atividades de forma individual PARA QUE SEJA FEITA EM DUPLA.
Foi reforçado, junto à Comissão, a importância de que todas as atividades com agentes nocivos à saúde do trabalhador sejam feitas sempre em dupla.
Sabemos que o trabalho em dupla não vai acabar com os acidentes, mas, poderá atenuar a gravidade dos mesmos, pois, no trabalho em dupla, a barreira comportamental torna-se mais difícil de ser quebrada, afinal, existe o cuidado ativo, ou seja, um cuidando do outro.
O que se faz necessário é uma revisão geral em todo o Sistema de Segurança Total da Gerdau (SST) que, pelos resultados tornados conhecidos, tem se demonstrado estar ultrapassado e ineficiente.
Esperamos que esses procedimentos sejam estendidos a todas as contratadas.
Após explanação dos representantes da CIPA sobre o trabalho que a CIPA vem realizando dentro da área, foram dados como encerrados os trabalhos dessa reunião.
Esperamos marcar uma próxima reunião para que vejamos quais as medidas a serem colocadas em prática, com a urgência que o caso requer.
Companheiros, a reunião foi bem produtiva e contamos sempre com o apoio dos trabalhadores.